Nada como um sorriso bonito e radiante para encantar e marcar presença, não é mesmo? Pois bem, é importante ressaltar que para conseguir manter uma bela expressão, é necessário de importantes cuidados especiais, como a visita regular ao dentista. No entanto, alguns problemas necessitam de tratamento urgente, exigindo que você vá imediatamente a um consultório odontológico. Para ajudá-lo, criamos uma lista com os principais sinais que indicam que você precisa visitar o dentista com urgência.

Sensibilidade:
Está aí um problema que aflige grande parte da população. Embora existam alguns cremes dentais que prometem acabar com a sensibilidade, o melhor a se fazer é procurar um especialista no assunto, pois este desconforto pode muito bem ser algo simples ou um indicativo de algo maior que, por sua vez, poderá causar diversos outros problemas dentários, como dentes fraturados, esmalte desgastado ou raiz exposta, por exemplo.

Fratura:
Sabe quando nossa mãe dizia: “não faz isso que você vai acabar quebrando os dentes”? Então, isso acontece com muito mais frequência do que a gente pode imaginar. Muitas vezes, a fratura é só um pequeno trincado, que nem atrapalha a estrutura do sorriso, porém, mesmo nesses casos, é necessário procurar o dentista o mais rápido possível. Um mínimo buraco que seja, pode representar uma porta para doenças e infecções, causando sérios problemas no futuro.

Dor durante a mastigação:
Ao sentir um incômodo persistente durante a mastigação, você deve procurar um dentista. Esse sintoma pode estar ligado a uma série de problemas como: Gengivite, Bruxismo, Mordida Cruzada, Sinusite, Artrite, entre outros.

Sangramento da gengiva:
Você percebe que sua gengiva sangra com frequência ao escovar os dentes ou passar o fio dental? Isso pode ser um sinal de gengivite que, basicamente, é uma inflamação causada pelo acúmulo de tártaro na mucosa. Portanto, se perceber que este problema persiste sempre que fizer a higiene bucal, marque uma consulta com o seu dentista para que ele avalie a situação.

O tratamento da gengivite é bastante simples e até indolor. Agora, se deixar que a doença avance, ela irá resultar em problemas sérios, cujo procedimento será longo e complicado.

Dores de dente:
A dor é uma grande vantagem evolutiva que todos nós temos, pois ela indica que algo não está indo bem em nosso organismo. Portanto, se você sente qualquer dor de dente, mesmo que seja apenas um incômodo, não deixe de ir ao dentista, pois é possível que seja necessário realizar um tratamento urgente.

Mesmo quem costuma fazer visitas periódicas ao dentista, pode vir a apresentar um desses sintomas e precisar comparecer ao consultório antes do previsto. Deste modo, é importante obter um Plano Odontológico, que vai fazer com que você sempre esteja preparado para cuidar do seu sorriso.