Para quem deseja conservar um belo sorriso e tem preocupação com a saúde dos dentes, ter um plano dental é algo a se pensar. Visitar o dentista com frequência é uma das práticas que asseguram a saúde bucal, entretanto, existem também outros cuidados diários, que preservam os dentes e boca saudáveis.
Disponibilizamos abaixo cinco dicas para preservar um sorriso belo e saudável.
1. Higienizar a boca após cada refeição
O recomendado é escovar os dentes após consumir qualquer alimento, visto que as placas bacterianas, causadoras da maioria das doenças bucais, dão início na sua formação logo após toda alimentação. Caso isso não seja possível, é indispensável que a escovação seja feita pelo menos três vezes ao dia. É extremamente importante que na higienização da boca haja escovação dos dentes, da língua, da gengiva e também das bochechas.
2. Usar enxaguante bucal semanalmente
Outra etapa indispensável para a saúde da boca é a utilização do enxaguante bucal, que deve ser executado de três a quatro vezes na semana. No entanto, é preciso atenção para a escolha de um produto sem álcool, para que não agrida os dentes.
3. Utilizar fio dental pelo menos uma vez ao dia
O uso do fio dental deve ser feito preferencialmente antes da escovação depois de cada refeição, ou, pelo menos, uma vez ao dia na escovação noturna. Ele é indispensável na limpeza da boca, pois alcança lugares que a escova não consegue, impedindo que restos de alimentos fiquem na boca. No ato do uso do fio dental, é preciso atenção para passá-lo com cuidado na base de cada dente, fazendo-o ultrapassar a linha de junção entre dente e gengiva.
4. Substitua a escova a cada três meses
Para que a escova realize a higienização da boca com eficiência é preciso que suas cerdas não estejam desfiadas e desgastadas. Pesquisas odontológicas apontam que uma escova de dentes nova remove mais placas do que estando desgastada, garantindo assim, uma melhor limpeza dos dentes.
5. Se alimente adequadamente
A alimentação também é uma grande influenciadora na saúde bucal. Cáries e desgastes no esmalte dos dentes são exemplos de problemas gerados por alimentos, por isso é preciso evitar ingerir em excesso alguns alimentos, tais como: doces, comidas gordurosas, vinhos tintos, refrigerantes, sucos artificiais, molhos, condimentos fortes, entre outros.